terça-feira, 18 de maio de 2010

Obesidade infantil – Está preocupado? Perigos da Obesidade Infantil



REtirado do site http://www.obesidadeinfantil.org

Não há dúvida de que um dos mais frustrantes sintomas da nossa vida moderna é a obesidade infantil.

Os inquéritos indicam que pelo menos um terço das crianças está obesa. Estudos demonstram que até 75 por cento dessas crianças serão obesas na idade adulta.

Além das limitações físicas causadas pela obesidade, existem perigos inerentes associados à obesidade.

Na escola primária, as crianças já sofrem de pressão arterial, de colesterol elevado, de diabetes tipo 2 e de doenças a nível das articulações.

Se a obesidade da criança não for controlada, a taxa de doenças cardíacas, de cancros e de acidentes vasculares na idade adulta aumentará de forma assustadora.

Isso preocupa-o(a)? Mas devia.
As causas do sobrepeso nas crianças incluem:

* Influência parental: os filhos de pais obesos têm mais predisposição para terem excesso de peso, por razões genéticas e devido à influência do ambiente familiar.

* Baixos níveis de actividades: a maioria das crianças brasileiras passa várias horas por dia frente ao ecrã da televisão ou do computador. Não somente este tipo de actividades gasta pouca energia como há uma maior tendência para petiscar durante este tipo de actividades.

Os tratamentos para as crianças obesas são maioritariamente naturais e incluem:

* Actividades físicas: talvez seja o tratamento mais importante. As crianças devem ser encorajadas a brincar de forma enérgica e a realizar bastante exercício físico.
* Controlo dietético: para além da restrição dos petiscos e dos doces, a dieta deve ser equilibrada e suficiente.
* Modificação dos comportamentos: limitar o tempo passado a ver televisão e a jogar no computador. Ensinar as crianças os prazeres da natureza e o prazer associado ao envolvimento em actividades físicas.

O sobrepeso nas crianças é muito mais uma responsabilidade parental enquanto a criança não tiver maturidade para tomar decisões.

O problema é que muitos pais precisam de ajuda para criar um programa saudável ou um estilo de vida saudável para os seus filhos.

2 comentários: